segunda-feira, agosto 11, 2008

MISSÃO EM CABO VERDE


No passado mês de Julho e princípios de Agosto um grupo de jovens da nossa Arquidiocese, constituído pelo Diác. Ricardo Cardoso (Évora), o seminarista Fernando Lopes (Porto Alto), o José Miguel Rodrigues (Monforte), o Luís Mendes (Alcáçovas) e o Luís Bacalhau (Porto Alto), partiu em missão para uma das ilhas de Cabo Verde, mais concretamente a ilha de S. Vicente, Diocese de Mindelo. Enquadrada nas habituais “Férias Missionárias” organizadas pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora (DPJ) esta missão procurou ser uma experiência paralela às férias missionárias que se realizam pela nossa diocese, distinguindo-se pelo ímpeto que deve brotar de todos os cristãos e de todas as Igrejas ao procurarem abrirem-se à colaboração e partilha com as outras dioceses.
Durante a sua estadia na ilha de S. Vicente o referido grupo esteve envolvido na organização e cooperação nas diferentes actividades que foram ocorrendo, quer a nível diocesano, quer ao nível das duas paróquias que integram esta ilha. Atendendo às necessidades das paróquias e dos campos de férias para crianças organizados pelo Sr. Bispo D. Arlindo, este grupo fez-se presente ao nível dos trabalhos manuais com as crianças, animação musical e religiosa, formação de animadores de jovens, visita aos doentes, colaboração na animação litúrgica às celebrações Eucarísticas, da Palavra e aos numerosos baptismos.
Ao regressar levam sobretudo a marca da partilha e da doação. Durante este mês de missão entregaram as suas vidas, o seu trabalho e a sua dedicação à Igreja Diocesana de Mindelo procurando em tudo ser sinais de Deus para cada criança, cada doente e a cada irmão que com eles se cruzassem. Todavia, ressalta-se que em tudo Deus foi o protagonista da missão, levando-os a uma experiência profunda enquanto homens, enquanto cidadãos do mundo e, sobretudo, enquanto cristãos que vivem a riqueza da universalidade da Igreja.